Estudo Dirigido
ARQUITETURA E URBANISMO
ESPAÇO E ECONOMIA
ESTUDO DIRIGIDO
A dimensão espacial nas políticas de superação da pobreza urbana
PROFESSOR: Renato Barbosa Santos
ALUNAS: Ana Paula de Sales
Nathália Basílio Barbosa
2º Período Noturno
Belo Horizonte, 07 de dezembro de 2013.
1) Ruben Katzman traz no seu artigo “a dimensão espacial nas políticas de superação da pobreza urbana” um debate sobre perspectivas de superação da pobreza. No entanto, segundo o autor, para o êxito dessa ação, um diagnóstico sobre as diferentes realidades locais é posto como essencial. Apresente as quatro tipologias de bairros pobres caracterizando: a) o perfil de seus moradores; b) possibilidades de mobilidade social; e, em seguida, c) faça uma reflexão sobre o tipo de bairro que você considera mais vulnerável e aquele que apresenta as maiores oportunidades, justificando ambas.
Primeiro tipo: Comunidades formadas primariamente por migrantes internos que chegam a cidade.
a) Os moradores que migraram para as cidades, geralmente o fazem em busca de um melhor acesso aos serviços sociais básicos, formas variadas de entretenimento, melhores condições de infraestrutura de moradia e principalmente melhores oportunidades de emprego.
b) Como a maioria dos migrantes vinha de áreas rurais, ou de povoados em que predominavam padrões tradicionais de dominação patrimonial, eles não trouxeram experiências relevantes de participação em organizações formais. Desta maneira, as possibilidades de mobilidade social neste grupo são mais frágeis.
__________________________________
Segundo tipo: Bairros operários tradicionais
a) Este grupo possui características consolidadas em um meio onde as oportunidades de mobilidade coletiva dos pobres urbanos foram maiores do que as oportunidades de mobilidade individual. Compartilha experiências de trabalho e