ESTUDO DIRIGIDO
Questões formuladas a partir das aulas e que servem como preparação para a avaliação bimestral.
Quaisquer dúvidas me escrevam via mensagem no sistema Aprender.
1. O que são os Fatos Sociais para Émile Durkheim, e quais as características que os definem? Explique e exemplifique.
R- Os fatos sociais para Durkheim são todas as ações humanas, pensar, agir e senti, desde que isso seja anterior ao individuo (eu tenha sido criado antes do individuo existir), exterior ao individuo ( não depende da vontade do individuo) e que seja passível de coerção; direta( através das leis) e indireta (costumes) [constrangimento] e de caráter mais ou menos de generalidade.
Durkheim usava os fatos sociais como sua ferramenta de estudo da sociedade.
Ex: casamento como fato social, se uma mulher com mais de trinta anos não se casou ela será motivo de constrangimento, pois ela diferentemente da maioria de sua realidade ela não está casada ainda.
2. Qual a grande diferença entre as concepções de progresso de Karl Marx e Émile Durkheim? Explique.
R- Para Marx, para que haja progresso tem que ter conflito entre as classes; para Durkheim o progresso vem da ordem e organização tendo sua teoria como positivista e tendo como seu lema “amor, ordem e progresso”
3. De acordo com Max Weber defina: ‘Ação’; ‘Ação Social’; os quatro tipos puros (ou ideais) de ‘Ação Social’, explique-os e dê exemplos.
Açao: Toda conduta humana ( ato, omissão ou permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem executa e orienta essa ação.
Ação social: Ação com o foco em outra pessoa (pode ser para bem ou para mal), de caráter social,
Ex: em um dia de chuva quando você afasta o guarda-chuva para que ele não machuque a outra pessoa que está vindo na sua direção.
4 tipos puros (ideais) de ação e ação social:
Açaõ racional com relação a fins ( planejada, com um fim especifico [ fazer algo que seu namorado queira para que depois ela faça algo que você queira])
Ação racional em