ESTUDO DIRIGIDO
SERVIÇO SOCIAL – 5º período – MANHÃ
MATRICULA: 21348006
FALEIROS, V. de P. Saber profissional e poder institucional. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
1) O que são praticas de classe?
R. São relações sociais inseridas nas estruturas sociais.
2) Qual a definição de Faleiros quanto ao problemsolving?
R. Quanto ao problem solving, as instituições se colocam como soluções de problemas e as mesmas seriam determinadas por eles. Os programas institucionais aparecem como respostas a determinados problemas que seriam provocados pela falta de ritmo, integração ou equilíbrio do desenvolvimento social.
3) Por que Faleiros diz que as práticas de classe estão inseridas nas estruturas sociais? Qual análise que ele apresenta?
R. Por que as relações de exploração e dominação são inerentes á estrutura capitalista. O autor baseia-se na análise: relação de exploração; dominação; subordinação. 4) O que são normas institucionais?
R. São formas de enquadramento dos problemas que elas mesmas determinam quais sejam a atuação profissional passa a ser uma forma de intervenção nesses problemas institucionalizados num esquema já determinado pelas normas. 5) Como Faleiros define as organizações na perspectiva funcionalista?
R. No pensamento funcionalista o individuo se adaptam ao modelo existente, as empresas tem a função de reequilibrar o sistema.
6) Explique a seguinte afirmativa: “As organizações se burocratizam e vai-se acentuando o processo de normatização” (Faleiros, 1997: p.61).
R. O cumprimento das normas burocráticas passa a ser a lógica do trabalho profissional e o objeto do profissional passa a ser, não o problema social, mas a perturbação da ordem institucional.
7) Explique o que são agentes complementares e privilegiados?
R. Os agentes complementares são profissionais que tem de se submeter ás praticas dos agentes privilegiados, atuando na manutenção da ordem institucional, os agentes privilegiados são aqueles que por sua prática legitimam a