Estudo Dirigido
1.
2.
3. Sim, Durkheim defende que a sociedade é um produto da ação humana, fruto, pois da arte e da reflexão das pessoas.
Fora da sociedade o homem não existe, ele se torna egoísta. Acentua um reaquecimento dos ideais coletivos para garantir coesão social. Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social. Para ser considerado como tal as pessoas devem sentir, pensar ou fazer independente de suas vontades individuais. É um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem à escolhas.
4. Para Durkheim,um fenômeno normal seria aquele que possui a mesma frequência de ocorrências em uma determinada sociedade.Cabe ao fenômeno patológico ser aquele que ultrapassa as expectativas traçadas por determinada sociedade.Para saber se um fato é patológico ou não,é necessário contar com dados do IBGE,por exemplo.No caso do Brasil,dada as seguintes características como taxa de natalidade e mortalidade infantis,acredito eu que o aborto seja um fenômeno normal,já que ainda não causou nenhum desequilíbrio populacional.
5.
6. Segundo suas concepções, não se pode tratar um acontecimento político da mesma forma que se trata uma reação química. Assim, ao invés de métodos explicativos, que trazem uma maior ideia de exatidão dos resultados, a Sociologia deveria prezar pelos métodos compreensivos, capazes de extrair os sentidos das ações e das relações sociais. Esses sentidos seriam, para ele, elementos altamente subjetivos, permeados de valores e de emoções. Como se vê, Weber não enxergava as ações sociais como coisas, ou seja, como dados objetivos. Também não entendia como seria possível chegar a resultados exatos quando se tratava de ações sociais, e não de fenômenos químicos e físicos.
7. O primeiro fruto da associação de Marx e Engels foi o texto A sagrada família, e logo depois A ideologia alemã, sendo neste segundo texto que aparece