Estudo dirigido
O que é o espaço profissional e quais suas condicionantes?
R: com a leitura podemos observar que o espaço profissional é resultante da história ligado pelo nível de luta que se estabeleceu entre as classes fundamentais e suas alianças suas condicionantes são: a) pelo nível de luta pela hegemonia que se estabelece entre as classes fundamentais e suas respectivas alianças; b) pelo tipo de respostas teórico-práticas densas de conteúdo político dadas pela categoria profissional.
Questão 02:
Qual diretriz a autora acredita ser cara ao debate sobre os espaços ocupacionais?
R: é o fato de que eles contêm elementos simultaneamente reprodutores e superadores da ordem, abrangendo tanto os espaços ocupacionais resultantes da ação do empresariado e de segmentos específicos da sociedade civil, quanto os derivados da implementação das políticas sociais de Estado e os acionados pela direção das organizações das classes trabalhadoras, todos eles sujeitos ao impacto das tensões de classe, através de mediações específicas (Idem, p – 108 -109).
Questão 03:
Sintetize quadro empírico descritivo das relações que circunscrevem o trabalho dos Assistentes Sociais e aponte qual o objetivo da autora com isso.
R: Com base em dados em 2004 (CFESS, 2005), consta que no nível nacional as maiorias dos assistentes sociais atuam em instituições públicas de natureza estatal, há maior parte atuam nos âmbitos municipais e estaduais e aminoria no federal. O segundo maior grau empregatício são as empresas privadas. A qualificação profissional dos assistentes sociais a maioria são de nível de graduação e a grande minoria doutores. A maioria dos profissionais possui apenas um vínculo empregatício e um número mínimo são registrados em dois vínculos e a ausência de vínculos e muito expressiva que indica a não inserção no mercado de trabalho na área.
O principal tipo de vínculo é o estatutário, em seguida vem o vínculo celetista com base na CLT. A jornada de trabalho está entre 40 à 30