metodologia da pesquisa
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Aluna: Thaynara Gabriella Maria da Silva
Resumo:
1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES EM PESQUISA
1.1 Importância das pesquisas científicas e das tecnologias
Pesquisar é uma necessidade de todos os indivíduos. Por meio dela, tem o homem explorado de forma mais rápida e eficiente o meio ambiente, o espaço, descobertas na área medica, entre outros.
1.2 O que é Ciência?
A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, com o objetivo limitado, podendo ser submetido à verificação.
1.2.1 Existe diferença entre a Ciência básica e aplicada?
É um erro dividir as ciências em básica e aplicada, pois ambas originam-se do mesmo conceito. Toda ciência é básica, pois os conhecimentos gerados através de seus métodos devem servir de base para a aplicação, por isto toda ciência é aplicada.
1.3 Conhecimentos e seus níveis
Define-se conhecer como uma relação entre a pessoa e o objeto a ser conhecido.
1.3.1 Níveis de conhecimento
No geral são seis níveis: empírico, cientifico, filosófico, teológico sociológico e jurídico.
-Conhecimento empírico: É obtido por qualquer ser humano e baseia-se na experiência pessoal. Não exige comprovação cientifica.
- Conhecimento cientifico: Caracteriza-se pela sua capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir, de aplicar leis e de predizer com segurança eventos similares futuros.
- Conhecimento filosófico: baseia-se na experiência e não na experimentação. Sem a obrigação da comprovação prática.
- Conhecimento teológico: apoia-se em doutrinas e no conhecimento revelado (exemplos: Bíblia, Alcorão). Não exige comprovação científica.
-Conhecimento sócio jurídico: baseia-se na relação dos fatores sociais e políticos com a ordem normativa. Exige comprovação científica no âmbito das ciências sociais.
1.4 O que é Pesquisa?
É o desenvolvimento efetivo de uma investigação bem planejada, feita e redigida seguindo as