Estudo Dirigido
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS (FAHL)
CURSO DE PSICOLOGIA – 4° PERIODO – MANHÃ
CLINICA EXISTENCIAL FENOMENOLÓGICA I
ALINE LANA
JACQUELINE DE OLIVEIRA DUTRA RA 10912544
JULIANA AZEVEDO RA 11012262
KIMBERLAY REZENDE RA 11311815
Estudo Dirigido:
1) O que caracteriza o Dialógico o e a diferença do diálogo.
Entende-se por Dialógico o contexto relacional, valor nas relações diretas, mutuas e abertas. Para que entre as pessoas sejam enfatizadas, a plenitude e a presença do espírito humano, sendo então honrados alcançados. O Dialógico é uma abordagem profundamente sentida, do que uma teoria propriamente dita. Que busca significado no próprio ser, em sua totalidade, a alteridade do outro, alteridade essa que só e compreendida quando me abro para ele, na situação presente e concreta e respondo a sua necessidade, mesmo quando ele próprio não sabe que esta se dirigindo a mim. O Diálogo e mais um contato técnico, é um encontro entre EU-ISSO, todo diálogo é um contato, mas nem todo contato é um diálogo.
2) O que e Psicoterapia Dialógica.
Define-se por uma abordagem em relação e existência humana. Um processo único, um modo de ser. É um processo em andamento, exigindo respostas únicas para situações únicas e singulares, que valorizam a singularidade do individuo no contexto relacional, pois somos todos fios de um tecido inter humano.
3) Explique a seguinte frase de Hycner (1995): ’’Uma das tensões mais fundamentais da existência humana é a tensão entre nossa natureza relacional e nossa singularidade ‘’.
A todo tempo durante nossa existência a tensão entre o relacional e a nossa singularidade está presente, e a qualidade de vida depende da forma como essa tensão é resolvida em nossa vida. Há sempre a tensão quando a pessoa precisa se ocupar de seus interesses individuais suas necessidades e particularidades, e o quanto necessita se ocupar das necessidades relacionais que envolvem a vontade do outro. O