estudo dirigido
Ms. Sandra Xisto
Estudo Dirigido
As competências para avaliar
Objetivo: Discutir as competências necessárias ao ato de avaliar, considerando as dimensões já conhecidas desse ato.
INTRODUÇÃO
Caro aluno, neste estudo iremos discutir sobre os diversos aspectos que norteiam a prática avaliativa no cenário educacional, apresentando como o ato de avaliar não se limita às instituições de ensino, mas atinge dimensões políticas e sociais. Portanto, para avaliar há de se ter competência.
Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação.
Nesse sentido, a competência está direcionada ao como avaliar, para que avaliar e a onde se deseja chegar. Portanto, para se constatar se ocorreu apropriação de um determinado conhecimento, há de se considerar as informações assimiladas e também os valores que estão na pessoa que nem sempre são passíveis de observação.
As diversas fases da avaliação desenvolvem papel decisivo nesse processo. E nenhuma delas exclui avaliador e avaliado do compromisso de ser o seu próprio agente de decisão e responsável pelo processo educativo.
Assim sendo, faz-se necessário que aprofundemos nossas discussões acerca das competências necessárias para a prática avaliativa, sugerindo meios e modos de tornar a avaliação mais justa, digna e humana.
I - Discussões iniciais
O ato de avaliar não se restringe ao contexto educacional, é uma prática social ampla, pela própria capacidade que o ser humano tem de observar, refletir e julgar. Todas as atividades humanas são orientadas por critérios avaliativos assistemáticos, ou seja, sem critérios preestabelecidos, ou sistemáticos, que são determinados a partir de propostas previamente definidas.
Assim, pode-se afirmar que o ato de avaliar aponta caminhos para a tomada de decisão. Entretanto, na escola, sua função não tem sido muito clara. Ela vem sendo utilizada ao