estudo dirigido
(SOBRE O TEXTO Rituais, ritos de passagem e de iniciação: uma revisão da bibliografia antropológica de Adriane Luisa Rodolpho)
Qual o objetivo principal do texto?
Qual ou quais os conceitos de rituais presentes no texto?
Qual seria a importância, pra que servem?
Quais as características dos rituais?
Dê exemplos de rituais de iniciação.
Como esses rituais são identificados nas diversas culturas, quais os cuidados para tal?
Exemplo de rituais “profanos”
Que diferença a autora faz entre ritos de iniciação e de passagem?
Os ritos de uma cultura têm “efeito” em uma cultura diferente? Explique.
Alguns ritos sobre de iniciação exigem que sejam feitas marcas no corpo. Como relacionar com as tatuagens contemporâneas que tem se multiplicado?
Quais os três modelos básicos de análise proposto por Goldman, segundo a autora?
Qual a mudança de análise proposta por Levi Strauss?
Que diferença Levi Strauss faz entre Rito e mito?
Enfim qual a importância atribuída pela autora para o estudo teórico dos rituais?
A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos e todas as populações socialmente organizadas. Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física (ou Biológica) e a Antropologia Cultural, para alguns autores sinônimo de antropologia social, que focaliza, talvez, o principal conceito desta ciência, a cultura. Segundo o Museu de Antropologia Cultural da Universidade de Minnesota, a antropologia cultural abrange três tópicos gerais que por sua vez subdivide-se e constituem-se como especialidades: Etnografia / Etnologia, Linguística aplicada à antropologia e Arqueologia. A cultura e a mitologia correspondem ao desejo do homem de conhecer a sua origem, ou produzem um modo de autoconhecimento que é a identidade,