Estudo dirigido
Com base no texto O ensino da leitura: uma perspectiva psicolinguística de Carla Viana Coscavelli, responda as seguintes questões:
1- Destacar e argumentar os aspectos de aquisição da leitura enfatizados no texto.
O texto enfatiza que o ato de ler está diretamente ligado à escrita e ao entendimento daquilo que se escreve e que se lê, ou seja, são necessários vários quesitos para que o processo de leitura seja tido como eficaz. Deve-se partir do som, até chegar à reflexão sobre o emprego das palavras na formação de sentenças, que por consequente se encaixará, ou não, no texto.
2- Explicar a importância dos subprocessos da leitura para a prática de sala de aula.
De acordo com o texto a subdivisão do processo de leitura em partes funciona como umas grandes fábricas que, para obter sua produção desejada, matem todos os setores trabalhando de forma eficaz e em conjunto, fazendo com que as partes conversem entrem si e sirvam umas as outras, da mesma forma se dá o processo de leitura que se vale das subdivisões para construir o conhecimento que gerará a leitura eficaz, partindo dos processamentos lexicais, sintáticos, semânticos, das construções de esquemas e do processo inferencial.
Em sala de aula essas subdivisões norteiam a prática do professor e a organização e manipulação do conhecimento do aluno, pois torna abrangentes as atividades de leitura, no sentindo que as percepções visuais, a significação e emprego das palavras, a reflexão sobre os significados destas e sua ligação com o todo do texto também farão parte da dinâmica de leitura.
Com base no texto ‘Distúrbio de Leitura’ (capítulo 2) de Maria Thereza Mazorra dos Santos, responda as seguintes questões:
1- Destacar os principais aspectos que envolvem o distúrbio de leitura e escrita, incluindo o conceito apontado pelas autoras.
De acordo com o capítulo do livro, as pessoas que sofrem de distúrbios neste campo não têm interesse pela linguagem, ou seja, não são atraídas