Estudo dirigido
1) As frutas são muito importantes pois são grande fonte de sais minerais, vitaminas e água que são essenciais ao ser humano.
2) Esses grãos fornecem vários nutrientes, óleos e fibras necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Eles tem grande importância para quem busca hábitos alimentares mais saudáveis e contribuem para melhorar a digestão, a qualidade do sono, pele, cabelos e até na prevenção de doenças. São ricos em: cálcio, fósforo, ômega 3, magnésio e fibra.
CAFÉ:
1) As principais espécies são: arábica e conillon.
O café arábica se diferencia do conillon em quisitos sensoriais, na cor, no cheiro, no tipo da árvore e no preço.
2) Os principais estados produtores de café são: Minas Geris, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
3) A torrefação constitui uma importante etapa do beneficiamento do café, pois conserva o grão dando-o mais vida de prateleira.
4) A classificação do café é feita após a degustação da bebida por provadores experientes e treinados. Eles tentam encaixar a bebida em uma das sete classificações. Esta etapa constitui importante papel no âmbito comercial por determinar a qualidade do café.
5) Existem sete maneiras de se classificar o café, as quais determinam a sua qualidade. São elas:
Mole - Bebida que apresenta sabor agradável, suave e adocicado.
Estritamente mole - Bebida que apresenta todos os requisitos de aroma e sabor da bebida mole, mas de forma mais acentuada.
Apenas mole - Bebida com sabor suave, porém sem adstringência ou aspereza no paladar.
Dura - Bebida que apresenta gosto acre, adstringente e áspero.
Riada - Bebida que apresenta leve sabor de iodofórmio. Rio - Bebida com cheiro e gosto acentuados de iodofórmio.
Rio zona - São denominações regionais para qualificar bebidas com características desagradáveis, bem mais acentuadas que as da bebida rio.
6) Dependo do grau de moagem, o café poderá apresentar sabor mais forte ou mais