estudo dirigido
São as seguintes:
1) Membrana plasmática - delimita e dá forma à célula e apresenta estruturas específicas para transporte de nutrientes para dentro da célula.
2) Parede Celular - delimita e dá forma a célula e impede que a célula sofra plasmólise ou crenação (soluções hipertônicas).
3) Citoplasma - é todo conteúdo interno da célula, onde estão as organelas, moléculas e ribossomos livres etc.
4) Ribossomos - estão relacionados com a síntese protéica.
5) Retículo Endoplasmático Liso (REL) - participa principalmente da síntese de lipídios, atua na degradação de medicamentos e agentes tóxicos como o álcool (desintoxicação).
6) Retículo Endolplasmático Rugoso (RER) ou Ergastoplasma - participa da síntese de proteínas;
7) Complexo de Golgi (CG) - processa proteínas e as distribui por entre essas vesículas e atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula e é responsável pela formação dos lissosomas;
8) Centríolos - dão origem a flagelos e cílios que efetuam o movimento em certos tipos celulares e participam da divisão celular.
9) Mitocôndrias - são responsáveis pela síntese de moléculas energéticas (ATP) por meio da respiração celular.
10) Cloroplasto - são responsáveis pela fotossíntese.
11) Peroxissoma - degradam o peróxido de hidrogênio ou água oxigenada (H2O2) através de uma enzima chamada catalase, resultando em água e O2 molecular.
12) Vacúolos - armazenam produtos de nutrição ou de refugo, podendo conter enzimas lisosômicas ou até mesmo pigmentos e nos protozoários podem ter funções diversas, como seus nomes indicam: vacúolo digestivo, vacúolo pulsátil ou excretor.
13) Lisossomos - degradação de materiais advindos do meio extracelular, assim como a reciclagem de digestão de outras organelas e componentes celulares envelhecidos intracelular.
14) Núcleo - regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula e armazenar as informações