estudo dirigido
ALUNA:JÚNIA FERREIRA SOARES
ESTUDO DIRIGIDO DO TEXTO “INCLUIR PARA QUÊ?”.
1. Qual o ponto crucial da inclusão?
È facilitar a presenças de pessoas com alguma deficiência no sua vida cotidiana um direito fundamental. Proposta mundial de promoção e incentivo á plena ocnstituição e solidificação das sociedades inclusivas.
2. Quem Amaral (1998) aponta como sendo o excluído da sociedade e da escola? Aponta as políticas e ações, pois com uma mentalidade vigente é marcada pela intolerância, discriminadas até mesmo agressivas, ou seja, todos os constituídos e constituidores de uma sociedade em que vivemos e que somos.
3. Qual o maior impasse a ser superado na direção da inclusão? Essa forma que a criança tem nas escolas publica tem como “objeto de estudo”, como é descrito no texto. Aprisionado, formatado, paralisado, cristalizado, que essa criança seja vista como uma “coisa” e não como uma pessoa. Culpada de seu fracasso, vitima heroína, ou vilã da história, entre outros.
4. Segundo José de Souza Martins “A sociedade capitalista desenraiza, exclui, para incluir, incluir de outro modo, segundo suas próprias regras, segundo sua própria lógica. O problema está justamente nessa inclusão.” Exemplifique.
Que as regras de liberdade e exclusão na pratica é tudo diferente da história contada no país. Como a abolição da escravidão,colocando como uma certa forma de “liberdade” legalizada.Regras preconceituosas que no papel é tudo lindo e maravilhoso ,mas na realidade não passa de uma falsa inclusão.Vindo da deficiência há uma possível desdobramento de postura social de criação, para que a participação seja ativa.
5. Resuma o processo histórico da proposta inclusiva.
Na década de 60 esboça-se um moviemtnto forte para reverter o quadro da institucionalização substituindo pela integração. No ano de 70 propugnam-se ações integrativas.E apartir desse movimentos organizados de pessoas com deficiência a opinião publica,para modificar os espaços