estudo dirigido
1) Quais são as regiões ou zonas que com põe uma raiz?
Coifa ou Caliptra; Zona lisa, de crescimento ou de distenção; Zona pilífera ou dos pelos absorventes; Zona suberosa ou de ramificação; Colo ou coleto.
2) Por que dizemos que não pode haver ramificações na zona lisa da raiz?
Pois é o local de multiplicação celular, responsável pelo crescimento da raiz. Se houver ramificações, o crescimento será afetado diretamente.
3) Quais são as estruturas responsáveis pela a absorção de água e sais minerais?
Pelos absorventes (Zona pilífera)
4) A coifa tem a função de proteger a extremidade da raiz em fase de crescimento do atrito com as partículas do solo. Por que a coifa das raízes aquáticas são mais desenvolvidas?
Porque sua função é proteger os delicados tecidos meristemáticos da ponta da raiz contra o ataque de microrganismos, como bactérias, fungos e animalículos comuns e em maior abundânica na água.
5) As raízes são importantes para a fixação do vegetal em seu substrato e absorção de água e sais minerais. Entretanto, ela também gera vários benefícios para o ser humano, cite esses benefícios.
Além de servirem como alimento, também são utilizadas em chás naturais e na produção de remédios pela indústria farmacêutica.
6) Diferencie o sistema radicular axial do fasciculado.
No sistema radicular axial é possível visualizar a raiz principal. Esse sistema é comum em Dicotiledôneas e Gimnospermas.
No sistema radicular fasciculado, ou em cabeleira, não é possível distinguir a raiz principal. Sistema comum em Pteridófitas e Monodicotiledôneas.
7) O que é um cotilédone? Ele é sempre igual para todos os vegetais superiores?
São as primeiras folhas que surgem dos embriões das espermatófitas, irrompendo durante a germinação das sementes. Não é igual, ele é diferente para as Monocotiledoneas (raiz cabeleira) e nas Eudicotiledoneas (raiz axial). Nas cabeleiras só tem uma cotilédone e ele não é a