Estudo dirigido
Disciplina: Sociologia Docente: Fabio Baldaia
Discentes: Malena Silva Pablinne Menezes Samily Ferreira
Estudo Dirigido
Texto base: Introdução a Sociologia Política: política e sociedade na modernidade – Capítulo IV
Salvador – BA
04/06/2013
1. Esclareça por que o Estado na reflexão marxista é apresentado como instrumento de dominação de classe, sendo definido a partir de fatores externos.
Após iniciar seu estudo sobre a economia política, anos mais tarde, Marx no Manifesto do Partido Comunista resume a essência da compreensão marxista do Estado dizendo que “o poder político do Estado representativo moderno nada mais é do que um comitê para administrar os negócios comuns de toda a classe burguesia”, fundamentando a ideia base dessa teoria quando afirma o caráter classista do Estado.
Marx relaciona, segundo suas próprias definições, os conceitos de domínio e política ligando-os diretamente a fatores externos dos mesmos, ou seja, o Estado é pensado nas suas articulações com a sociedade, principalmente com as classes sociais. Assim, os reflexos das condições sociais explicam a estruturação e o papel do Estado. Ressaltando que, esse é o elemento principal que difere as análises sociológicas Marxista da Weberiana. Segundo Marx, o Estado é um instrumento de domínio de uma classe sobre a outra e isso se configura ao passo que uma classe social se apropria dos meios de produção na esfera econômica e garante este domínio através da esfera política desarticulando a ideia de que o Estado enquanto representante do coletivo, de fato, representa os interesses de uma pequena massa burguesa que tem por objetivo a emancipação da propriedade privada. Assim, o próprio Estado adquire uma existência particular externamente á sociedade civil a partir disso. Esse “Estado Burguês” corresponde ao modo capitalista de produção e ao domínio da