Estudo dirigido
1. Quais os compartimentos líquidos corporais? Cite as diferenças na composição eletrolítica?
São o LIC (líquido intra celular) e o LEC (líquido extra celular). O LIC fica no interior das células e o LEC distribuído entre o espaço intersticial e o plasma sanguíneo. Ambos possuem os mesmos íons, mas o sódio, cálcio e cloreto são mais abundantes no LEC enquanto o potássio é mais abundante no LIC.
2. Qual a composição química da membrana plasmática?
A membrana é lipoproteica, composta essencialmente por lipídeos e proteínas.
3. Apesar da importância do sódio nos líquidos corporais, sua quantidade deve ser uniforme no LIC e no LEC. Qual a fonte do sódio encontrado nos líquidos corporais?
4.
O sódio tem origem exógena, ou seja, vem da nossa alimentação.
5. De acordo com a 2ª. LTD qual a tendência de transporte dos principais eletrólitos do LIC e do LEC?
A tendência é ir do meio mais concentrado (mais eletrólitos) para o menos concentrado (menos eletrólitos). Assim, o sódio, o cálcio e o cloreto tendem a entrar na célula e o potássio tende a sair.
6. Quais os diferentes tipos de proteínas transmembrana e qual a função geral desse tipo de proteína?
São os canais protéicos, as proteínas carreadoras e as bombas. A função delas é transportar substâncias através da membrana plasmática.
7. Citar quais os tipos de canais proteicos e listar as características principais do tipo de transporte que eles realizam.
São os canais de vazamento e os canais regulados por comportas. Ambos transportam substâncias de acordo com a 2ª. LTD, sem gasto de energia.
8. Qual a principal diferença entre canais de vazamento e canais regulados por comportas?
Os canais de vazamento estão sempre ativos enquanto os regulados por comportas podem estar ativos (abertos) ou fechados (inativos).
9. Cite ao menos 3 características das proteínas carreadoras.
Possuem sítio de ligação para a substância que será transportada,