Estudo dirigido
1. Apresente algumas características do sistema capitalista, segundo discutido em sala.
R: O capitalismo tem como características a propriedade privada dos meios de produção, acumulação do capital (o lucro) e a livre concorrência. Porém a mais ressaltada é a da acumulação do capital.
2. Pertinente a obra de Max Weber, como é possível interpretar o modo de vida "ascética" segundo o puritanismo inglês no séc. XVII?
R: O ascetismo ou asceticismo é uma filosofia de vida na qual são refreados os prazeres mundanos, onde se propõem a austeridade. Aquelas que praticam um estilo de vida austero definem suas praticas como virtuosa e perseguem o objetivo de adquirir uma grande espiritualidade. Muitos ascéticos acreditam que a purificação do corpo ajuda a purificação da alma, e de fato a obter a compreensão de uma divindade ou encontrar a paz interior.
3. Procure expressar sua compreensão acerca do "espírito do capitalismo", segundo Weber.
R: O homem capitalista tende a se basear, resumidamente, para enriquecer, em dois fatores: Tentar acumular a maior quantidade de riqueza possível e gastar a menor quantidade, pois dessa forma retém mais riqueza a si próprio.
4. Argumente como a "teoria da predestinação", conforme o puritanismo, contribuiu teologicamente para justificar a exploração burguesa sobre o operariado inglês, sobretudo no século XVIII.
R: “A Teoria da Predestinação” considerava que existiam alguns indícios que poderiam mostrar quem Deus havia escolhido: a dedicação ao trabalho, o progresso e a acumulação de capitais. Desta forma a burguesia “pregava” que a salvação estava no lucro e no trabalho e, que o homem já nasce predestinado à salvação ou condenação eterna e um dos sinais da salvação é a riqueza acumulada através do trabalho.
5. Pertinente a Adam Smith, qual é a lei natural que rege a economia e qual sua concepção acerca das atribuições governamentais?
R: Segundo Adam Smith lei que regia no momento era a lei