Estudo Dirigido Theodor Adorno
1- Explique a crítica de Adorno ao conceito de “cultura de massa”
Adorno contesta o termo “cultura de massa” para compor o termo “indústria cultural”. Para o autor, o termo “cultura de massa” dá a impressão de que a cultura é produzida pela massa, remetendo então à cultura popular, que é espontânea.
Quem produz a cultura são os grandes estúdios, ou seja, uma indústria, que imita a forma da indústria de bens materiais, e não a “massa”, que será quem irá absorver a cultura. Sendo assim, critica que o termo “cultura de massa” é enganoso.
2- O que Adorno quer dizer ao afirmar que o “efeito” assume importância privilegiada na indústria cultural? Com relação a este tema, qual a diferença entre a indústria cultural, a cultura popular e a cultura erudita (“arte inferior” e “arte superior”, respectivamente)?
Adorno afirma que o “efeito” assume importância privilegiada na indústria cultural por ele ser o sucesso que cada produto terá, que conseqüentemente gerará lucro.
A indústria cultura, feita por estúdios (indústria), se baseia na comercialização, no produto, no sucesso que ele terá. A cultura popular (arte inferior), espontânea, é natural e típica de certos locais. A cultura erudita (arte superior), que é resultado de uma luta, produzida por artistas com o objetivo de transformar a linguagem e ampliar um código, é mais séria e o efeito sucesso para ela é secundário, sendo a sua obra a preocupação primária.
3- Para Adorno, qual era a importância da arte/cultura para o homem? E qual o papel da indústria cultura?
A arte e a cultura protestavam contra a condição esclerosada, preso em certo passado, na qual os homens vivem, nisso lhes fazendo honra, provocando o estranhamento, abalando o conhecido e despertando atenção, desenvolvendo assim uma capacidade do homem de refletir (ganhar).
Com a indústria cultura, a arte/cultura se torna integrada a condição esclerosada, desprezando a capacidade do ser. As produções do espírito no estilo da