Estudo Dirigido Socrates
Uma cela na prisão de Atenas, na qual Sócrates está preso após ser condenado a morte. O outro personagem, além de Sócrates, e seu interlocutor, Críton.
2) Qual a sugestão que Críton faz a Sócrates e quais razões são oferecidas por ele para convencê-lo?
Criton sugere a Sócrates que ele fuja. Diz que tanto ele quanto os outros amigos de Sócrates estão dispostos a pagar os guardas para que o libertem e a arcar com as possíveis consequências disso e que caso Sócrates morra, todo o povo ira olhar a ele - Críton - e aos outros amigos e seguidores como mesquinhos que não se dispuseram a gastar dinheiro para salvar o mestre e amigo. Ele diz também, que, além do fato de seus amigos e seguidores não temerem as possíveis punições que venham a sofrer por liberta-lo, seria de extrema egoísmo por parte de Sócrates entregar seus filhos a orfandade, quando ele tem a opção de viver e poder cria-los e educa-los, como todo pai deve.
3) Quais razões são dadas por Sócrates em resposta aos argumentos de Críton?
Sócrates alega que se ele aceitasse a proposta de Criton e fugisse do destino que o tribunal lhe condenara ele estaria indo contra tudo que acredita e que ensinou. Ele diz que não se pode mudar suas opiniões e valores quando lhe é conveniente e que Criton não deve se importar com o que os outros dizem, pois eles não conhecem a situação como ele. Ele defende que não se deve combater um mal com outro mal, uma injustiça com outra injustiça. E, seria uma injustiça ele subornar os guardas e escapar de Atenas, pois isso lesaria as leis e a cidade, algo que ele não poderia fazer, uma vez que ao morar na cidade e não escolher se mudar para outra, estava concordando com as leis de tal. Ademais, ele poderia ter pedido exilio no julgamento, mas preferiu a morte a isso.
4) Por que Sócrates defende que não se deve responder um mal com outro mal? Como ele justifica essa tese? Ele