Defesa de sócrates - estudo dirigido
A Defesa
de
Sócrates
1- Qual é a temática da obra de como ela se estrutura?
A obra trata do julgamento de Sócrates, sua estrutura se baseia numa linha temporal onde são apresentadas as acusações feitas a ele, sua defesa baseada unicamente na verdade e na argumentação, salientando o fato de em nenhum momento o acusado apelar para o lado emocional dos acusadores, e por fim é dada a sentença de morte, que apesar de ser considerada injusta é aceita com mansidão por Sócrates.
2- Quais as acusações feitas a Sócrates?
Sócrates é acusado de não reconhecer os Deuses que o Estado reconhece, introduzir novos cultos na sociedade, questionar a existência dos Deuses e a acusação considerada mais grave: corromper a juventude.
3- Cite os argumentos centrais da defesa de Sócrates.
Sócrates usa de argumentos puramente verdadeiros e fundamentados para sua defesa, ele opta por mostrar aos juízes sua sabedoria, e a falsidade das acusações. Alguns exemplos são:
* “... tampouco falará a verdade quem vos disse que ganho dinheiro lecionando...”
* “... Além disso, os moços que espontaneamente me acompanham e são os que dispõe de mais tempo, os das famílias mais ricas...”
4- Sócrates foi apontado como o homem mais sábio de Atenas. Qual a conclusão de Sócrates sobre essa questão?
A partir desse reconhecimento Sócrates acredita ter sido usado como exemplo pelos Deuses para mostrar que a verdadeira sabedoria não consistia em afirmar e garantir sua posse de conhecimentos como faziam os políticos, poetas e oradores, mas sim no fato de conhecer suas limitações, reconhecer-se como um não sábio e continuar na busca incessante de um conhecimento que a seu ver nunca é pleno, visto que está em constante processo de ampliação.
5- Cite uma das idéias de Sócrates que mais lhe chamou a