Fichamento: analise do poema
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
III SEMESTRE
FICHAMENTO: Análise do Poema- Dante Gatto
Tangará da Serra (MT)
Junho de 2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
III SEMESTRE
TALITA BENÁ DE OLIVEIRA
FICHAMENTO: Análise do Poema- Dante Gatto
Fichamento apresentado á disciplina deTeoria Literária, como requisito parcial de avaliação.
Tangará da Serra (MT)
Junho de 2011
GATTO, Dante, (s.n.t.), Análise do Poema
“Durante muito tempo Aristóteles foi mal interpretado e seu conceito de mimesis foi considerado um modelo prévio ao qual a obra de arte deveria ajustar-se. Atualmente, os teóricos da literatura fizeram uma leitura mais fiel ao pensamento aristotélico, mostrando que Aristóteles não interpretava o conceito de mimesis como cópia servil da realidade, mas como reelaboração estética do referencial, fazendo uma distinção entre o real e sua imitação artística.”(p.2)
“A relação arte-realidade leva-nos a questionar o próprio conceito de realidade. Até que ponto a realidade e recriada por todos nós, homens comuns, sociólogos, filósofos, historiadores? Existirá uma realidade objetiva e única, pretenso modelo prévio da literatura, ou existirão tantas realidades quantos forem os observadores? Somos levados a crer que não existe uma realidade única e objetiva, mas o real é constantemente recriado por todos nós, à medida que o interpretamos subjetivamente.”(p.2)
“Com o advento da ficção impressionista da segunda metade do século XIX e especialmente com o romance do século XX, a personagem vai se libertando da tirania de um modelo prévio do real e adquirindo liberdade e autonomia estética, guardando entretanto liames com a realidade. O romance moderno continua a criar personagens com traços que imitam os seres vivos,