Trab de Filo O paradigma plato nico

1644 palavras 7 páginas
Parte do Trabalho de Filosofia
Raphael Bianchi – RA00171448

Curso de Filosofia Política – O Paradigma Platônico

O primeiro capítulo do livro “Curso de Filosofia Política” inicia seu texto com uma contextualização histórica da época de Sócrates. Era um período de disputa entre a Sofística e a filosofia socrática. Ambas doutrinas tiveram em suas bases a questionação de valores da época, sendo certos valores, ideias absolutas em sua época. Por tal motivo, estes pensadores foram perseguidos por Atenas, dentre eles Sócrates e Protágoras.
Sócrates foi condenado à morte pela corrupção dos jovens, não crer nos deuses ateniense e por introduzir novos deuses. Acusações relacionadas com as divindades da cidade eram extremamente graves perante a sociedade ateniense, no entanto a que nos interessa é a “corrupção da juventude”. Tal acusação adveio da principal atividade filosófica de Sócrates: o diálogo.
O diálogo era uma espécie de jogo em que dois interlocutores debatiam sobre um mesmo assunto. Um destes afirma uma tese, da qual o outro por meio de perguntas e respostas conduz o primeiro a admitir o erro de sua “verdade”. Assim, o jogo acaba quando o afirmante é convencido de que sua “verdade” é falha, ou quando este admite todas as conclusões que seu adversário induz, sem contesta-las.
Em oposição ao método socrático, os sofistas realizavam discursos, dirigidos não à só um ouvinte, mas para uma plateia. Enquanto que no diálogo há um debate entre os envolvidos, no discurso a plateia é inerte diante dos argumentos do orador. A plateia ou se deixava ser persuadida ou rejeitava o argumento apresentado. Já no diálogo, um dos interlocutores podia solicitar uma explicação do argumento utilizado pelo outro, e a partir disto adentrar no raciocínio lógico de origem da tese, possibilitando, assim, a identificação de falhas na mesma.
Quanto à finalidade destes métodos é possível inferir que enquanto o discurso, dirigido à diversas pessoas, procurava a persuasão, o diálogo se dedicava

Relacionados

  • PAULO NADER-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
    157639 palavras | 631 páginas
  • Introdução ao estudo de direito
    157639 palavras | 631 páginas
  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas