Estudo dirigido micologia básica
R: Apresentam estrutura formada por uma malha filamentosa chamada de hifas, agrupadas formando um pseudo tecido denominado micélio, caracterizado conforme sua distinção citoplasmática em:
Hifas septadas – cujas células são individualizadas, cada uma contendo o seu núcleo.
Hifas cenocíticas – com aparência anastomosada (concisa), formada por um citoplasma estendido e polinucleado.
O micélio assume tanto a função vegetativa, quanto reprodutiva. A primeira conferindo sustentação, crescimento e obtenção de alimentos, e a segunda, responsável pela produção de esporos (reprodução sexuada), porém podendo ocorrer de forma assexuada, seja por brotamento ou fragmentação.
2. O que são fungos leveduriformes?
R: As leveduras, de maneira geral, são unicelulares, esfeoidais ou ovais, e podem se reproduzir sexuadamente ou assexuadamente. Em meio de cultivo, as leveduras apresentam colônias pastosas ou cremosas, de cor branca, rosa, laranja ou preta, dependendo da espécie. As leveduras formam um dos grupos mais importantes e interessantes dos ascomicetos microscópicos. Estão reunidas em torno de 40 gêneros, com aproximadamente 350 espécies.
As leveduras possuem a capacidade de fermentar carboidratos, quebrando a glicose para produzir etanol e dióxido de carbono. Este processo é de fundamental importância na produção de pão, cerveja e vinho. Através dos anos, muitas linhagens diferentes de leveduras têm sido selecionadas para este processo. A levedura de maior importância econômica é espécie Saccharomyces cerevisiae.
Outras leveduras são importantes patógenos e causam doenças tais como o "sapinho" e a criptococose, infecção que pode atacar os pulmões, entre outras partes do organismo humano.
3. Descreva o dimorfismo fúngico exemplificando.
R: Os fungos dimórficos são fungos que podem existir nas formas filamentosa ou como levedura. Um exemplo é Penicillium marneffei: * À temperatura ambiente, desenvolve-se como fungo