Jéh Cruz
Escrito por Aunice Reed | Traduzido por Fabiana Silva
As colorações Gram são procedimentos importantes no tratamento de doenças
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
A morfologia refere-se à estrutura, forma e aparência de um organismo. As colorações de Gram permitem uma melhor visualização da estrutura celular bacteriana. Essa técnica é um procedimento laboratorial usado para distinguir entre bactérias gram-positivas e gram-negativas. A capacidade de diferenciar os dois tipos é importante para a sua classificação, particularmente quando o objetivo é tratar uma doença. Conhecendo a morfologia das bactérias, os médicos podem determinar o antibiótico mais eficaz para combatê-la. O procedimento de Gram normalmente é repetido várias vezes para que os resultados obtidos sejam precisos.
Instruções
1.
Determine se o procedimento de Gram foi feito corretamente. Visualize a lâmina do microscópio sob potência baixa. Verifique se o fundo está claro, sem coloração. Isso significa que a descoloração ocorreu como esperado.
2.
Determine se há presença de bactérias gram-positivas ou gram-negativas. As Gram-positivas reterão a coloração violeta cristal (roxo) durante o processo. As Gram-negativas reterão a cor vermelha da safranina. A diferença deve-se ao elevado teor de lipídios no interior das paredes celulares das bactérias Gram-negativas. O álcool adicionado na lâmina, durante o procedimento de coloração, extrai os lipídios da parede celular removendo a coloração violeta de cristal. A cor vermelha é mantida.
3.
Determine a forma das bactérias. A estrutura bacteriana pode ter a forma de coco, bacilos, vibrião, espirílo ou espiroqueta. As bactérias esféricas são classificadas de cocos, as em forma de hastes são os bacilos, as espirais longas e rígidas são as espiroquetas e as espirais longas e flexíveis são os espirílos. Aquelas em forma de espiral curta sãochamadas de vibrião.
4.
Descreva