Estudo dirigido GEO
Breno Ferreira da Silva - RA: 11061011
Item 1 - Resenha do texto 1.2: PRIETO, Vanderli Correia; CARVALHO, Marly
Monteiro de and FISCHMANN, Adalberto Américo. Análise comparativa de modelos de alinhamento estratégico. Prod. [online]. 2009, vol.19, n.2, pp. 317-331. ISSN
0103-6513
O texto em estudo trata de forma analítica e comparativa modelos de alinhamento estratégico nas organizações. Na literatura é quase um consenso de diversos autores que o conceito de alinhamento estratégico é complexo e por isso apresenta lacunas. Sendo assim, ao ser estudado faz-se necessário distinguir os tipos de alinhamento: externo (formulação de estratégia), interno (implementação de estratégia) e integrado. Há também que se considerar classificações dos componentes a serem alinhados à estratégia e como executar este alinhamento.
São mencionados no texto, quatro modelos de alinhamento interno: - Modelo 1 - Labovitz e Rosansky (1997)
O alinhamento estratégico é decorrente do processo integrativo dos componentes que giram em torno do “main thing”, que é o foco ou propósito principal da organização. Os componentes são Pessoas, Processos, Clientes e Estratégia. Eles são representados por um esquema gráfico, onde cada item recebe uma nota de 0 a 40, resultantes de uma série de perguntas relacionadas a si. Quanto mais equilibrado for o polígono formado, isto é, quanto mais próximas as notas de cada elemento, mais alinhada a empresa está. - Modelo 2 - Balanced scorecard: Kaplan e Norton (1992, 1993, 1996, 2000)
Consiste principalmente em manter todos os níveis e áreas da empresa cientes e em harmonia com a estratégia. Analisa os principais pontos de risco para o sucesso da organização no setor em que está inserida. Análise de desempenho é fundamental nesse modelo. - Modelo 3 - Hambrick e Cannella (1989)
O alinhamento deve seguir as diretrizes do estrategista, pois é um processo gerencial. Esse modelo prevê três etapas para alcançar o