ESTUDO DIRIGIDO EMOÇÃO E MOTIVAÇÃO
1ª Questão: Explique o modelo homeostático de motivação O corpo compara os padrões de referência e o estado atual do organismo para determinar se existe a necessidade ou não. Se existe tal necessidade, há o motivo que impulsiona o comportamento, a fim de satisfação desta necessidade e promover o equilíbrio interno (Homeostase). Mas se não há uma necessidade, consequentemente, não há necessidade de mudança.
2ª Questão: Explique a teoria das necessidades de Maslow
Esta teoria parte do princípio de que o comportamento de um indivíduo em determinado momento é acionado a fim de buscar satisfação de uma necessidade que, ainda que coexista com diversas outras,está naquele momento se manifestando com mais intensidade. Maslow pressupõe que uma necessidade surge após a satisfação das outras mais prementes. Considera ainda que as necessidades tem valor ou caráter de emergência com dois princípios básicos:
(a) Dominância: se uma necessidade mais básica não está satisfeita as outras não tem força para organizar o comportamento.
(b) Emergência:quando uma necessidade está satisfeita,emerge uma outra em direção ao topo da hierarquia.
3ª Questão: Explique motivação sexual e impulso sexual, apresentando as principais características de cada uma delas.
A Motivação Sexual representa a vontade de comportar-se sexualmente de acordo com as necessidades pessoais, implica na iniciativa, na receptividade ou nas duas coisas. O par, a situação e as circunstâncias estimulam a Motivação Sexual, segundo a escala de valores pessoais, a qual é de certa forma, atrelada à estética vigente, a moral e a ética do grupo ou segmento social que pertencemos, requisitos estes capazes de despertarem sentimentos afetivos importantes.
Motivação Sexual é, portanto, a disposição de se aproximar de outra pessoa com intenções sexuais, vontade de tomar iniciativa ou aceitar a iniciativa da outra.
O desejo sexual que se experimenta no corpo e que estimula a atividade sexual é o resultado