Estudo dirigido de parasitologia humana
Ovos: são quase esféricos, medindo cerca de 4µm de diâmetro. São transparentes e incolores. Apresentam uma membrana externa delgada envolvendo um espaço branco; mais internamente apresentam outra membrana envolvendo a oncosfera. Essa membrana interna apresenta dois mamelões claros em posição opostas, das quais partem alguns filamentos longos.
Larva Cisticercóide: é uma pequena larva, formada por um escólex invaginado e envolvido por uma membrana. Contém pequena quantidade de liquido. Mede cerca de 500µm de diâmetro. Como as demais cestoda, pode-se denominar de protoescólex ao escólex da larva.
02-
03- O verme adulto é encontrado no intestino delgado, principalmente íleo e jejuno do homem. Os ovos são encontrados nas fezes e a larva cisticercóide pode ser encontrada nas vilosidades intestinais do próprio homem ou na cavidade geral do inseto hospedeiro intermediário.
04- Ciclo monoxêmico : ovos são eliminados juntamente com as fezes e podem ser ingeridos por alguma criança. Ao passar pelo estômago, os embriófitos são semidigeridos pelo suco gástrico; daí chegam ao intestino delgado onde ocorre a eclosão da oncosfera, que penetram nas vilosidades do jejuno ou íleo, dando, em quatro dias, uma larva cisticercóide. Dez dias depois a larva esta madura, sai na vilosidade, desenvagina-se e fixa-se à mucosa intestinal a traves do escólex. Cerca de vinte dias depois já são vermes adultos. Esses possuem uma vida curta, pois cerca de 14 dias depois morrem e são eliminados.
Ciclo heteroxênico: os ovos presentes no intestino externo são ingeridos pelas larvas de alguns dos insetos ( pulgas carunchos de cereais). Ao chegarem desses hospedeiros intermediários, liberam a oncosfera , que se transforma em larva cisticercóide. A crinça