Estudo Dirigido Parasitologia
1° Defina parasitismo.
É a associação entre seres vivos, em que existe unilateralidade de benefícios, sendo um dos associados prejudicados pela associação. Desse modo, o parasito é o agressor, o hospedeiro é o que alberga o parasito.
2° Quais são os tipos de parasitos? Endoparasito: o que vive dentro do corpo do hospedeiro. Hiperparasito: o que parasito outro parasito. Parasito Acidental: é o que parasita outro hospedeiro que não o seu normal. Parasito Errático: é o que vive fora do seu hábitat normal. Parasito Estenoxênico: é o que parasita espécies de vertebrados muito próximas. Parasito Eurixeno: é o que parasita espécies de vertebrados muito diferentes. Parasito Facultativo: é o que pode viver parasitando, ou não um hospedeiro. Parasito Heterogenético: é o que apresenta alternância de gerações. Parasito Heteroxênico: é o que possui hospedeiro definitivo e intermediário. Parasito Monoxênico: é o que possui apenas o hospedeiro definitivo. Parasito Monogenético: é o que não aprsenta alternância de gerações . Parasito Obrigatório: é aquele incapaz de viver fora do hospedeiro. Parasito Periódico: é o que freqüenta o hospedeiro intervaladamente
3° Quais são os tipos de hospedeiros?
Hospedeiro Definitivo: é o que apresenta o parasito em fase de maturidade ou em fase de atividade sexual.
Hospedeiro Intermediário: é aquele que apresenta o parasito em fase larvária ou assexuada .
Hospedeiro Paratênico ou de Transporte: é o hospedeiro intermediário no qual o parasito não sofre desenvolvimento, mas permanece encistado até que o hospedeiro definitivo o ingira.
4° O que é foco natural de uma parasitose?
Foco natural de uma parasitose é a necessidade da existência de condições indispensáveis exigida pela espécie parasita. O foco natural da parasitose é representado pelo biotopo (local) e pela biocenosa (hospedeiros vertebrados, os vetores etc) .
5° Quais são as ações patogênicas dos parasitos sob os hospedeiros?