Estudo Dirigido II Parasitologia
1. Cite três espécies de amebas de habitat intestinal e uma oral.
Quanto as amebas e seus habitats temos: a Lodamoeba bütschlli, E. nana, E. coli, E. hartmanni e E. histolytica, as quais habitam o intestino e Entamoeba gingivalis na cavidade oral.
2. Cite a morfologia das formas parasitárias das amebas.
TROFOZOÍTO: O termo ameba (a-não, sem; meba-forma) indica, não existe o trofozoíta, conformação espacial definida, já que a emissão de pseudópodes determina morfologia relativa ao momento cinético em que a mesma se encontra. Em conseqüência disto, sua medição é realizada na área de maior tamanho intra-citoplasmático, compreendendo ampla faixa que varia entre 10 a 60 um, com média de 20 a 30 um. Após coloração pela Hematoxilina Férrica (H.F) são visualizados: núcleo com cariossoma puntiforme e central, cromatina nuclear fina e distribuída de forma uniforme na membrana nuclear, vacúolos digestivos em casos invasivos contendo hemácias, e algumas vezes nítida diferença entre ectoplasma hialino e endoplasma finamente granular.
PRÉ-CISTO: Apresenta uma forma mais arredondada e menor que o trofozoíto; o citoplasma não é bem diferenciado em endo e ectoplasma e costuma apresentar corpos cromatoides em forma de bastonetes ( charuto). O núcleo é igual ao do trofozoito.
METACISTO: é uma forma multinucleada que emerge do cisto no intestino delgado, onde sofre divisões, dando origem aos trofozoítos.
CISTO: Forma esférica, com membrana de duplo contorno, porém, delgada, internamente. Após coloração pelo Lugol ou H.F. se apresentam na dependência de seu estágio de desenvolvimento com 1 a 4 núcleos, corpos cromatóides em forma de bastão e em alguns casos vacúolos de glicogênio.
3. Disserte sobre o ecossistema infectivo na amebíase.
Passivo oral por ingestão de cistos, veiculados por água, alimentos, ou mesmo por contato oral com mãos contaminadas pelos mesmos.
4. Que prováveis fatores fazem com que uma determinada amostra de E. histolytica,