Bioindicadores bentônicos e qualidade de água superficial
Resumo: O crescimento econômico, populacional e o desenvolvimento de atividades urbanas e industriais causa vários problemas relacionados à qualidade da água. Sendo importante estratégia utilizar um biodicador biológico na qualidade hídrica – os organismos bentônicos, por eficiência e baixo custo através de consultas bibliográficas e artigos foi possível concluir aspectos vantajosos desse método.
Palavras-chave: Água superficial, bioindicadores bentônicos, qualidade hídrica.
ABSTRACT
The economic growth, population and the development of urban and industrial activities cause several problems related to the water quality. Being important strategy using a biological water quality biodicador - benthic organisms, for efficiency and low cost through bibliographic reference and articles were unable to conclude beneficial aspects of this method.
Key words: Shallow water benthic water quality, bioindicators.
Introdução No atual contexto do mundo, com tantas crises sociais e econômicas, é imprescindível uma reflexão sobre a qualidade de vida de uma população, assim como à manutenção e qualidade dos recursos hídricos locais. Acredita-se que um dos principais temores da humanidade esteja relacionado a eventuais consequências da contaminação da água. Diante dessa realidade, se faz necessário uso de um bom bioindicador de sua qualidade.
O monitoramento e a manutenção da qualidade dos corpos d’água são de vital importância em virtude de seu papel fundamental para o abastecimento dos ecossistemas naturais e artificiais. (Allen et al. 1974).
O uso de bioindicadores tem sido corrente na avaliação de impactos ambientais provocados pela má administração do ambiente, pois animais, plantas, microrganismos e suas complexas interações com o meio ambiente respondem de maneira diferenciada às modificações da paisagem, produzindo informações, que não só indicam a presença de poluentes,