O auto da compadecida e o circo
CIRCO
Local onde se realizam espetáculos diversos que traz diversão para os que o assistem. É uma forma de entretenimento popular, que conta geralmente com números inusitados. Alguns circos contam com a participação em seus espetáculos, de animais e seus domadores, mágicos, seres exóticos como homens-monstros, mulher barbada, etc. Mas não há como se falar de circo e não citar o personagem principal: O Palhaço. Figura cômica e inusitada, que entra em cena trazendo alegria com sua insolência, seus gestos, perucas, suas roupas e maquiagens exageradas e sua irreverência capaz de satirizar a tudo e a todos. Acreditamos que, atualmente, muitos circos sobrevivem porque se adequam aos gostos e às influências de fora, mas que nunca deixam se acabar a figura central dos espetáculos, que é o palhaço.
Apresentado em um picadeiro, o show circense atrai para o centro os olhares e a atenção de todos à sua volta. O picadeiro é o lugar onde o show é realizado. Do picadeiro é que se produz a alegria das pessoas que acompanham as belezas dos números e as aventuras de cada artista.
É através do corpo que cada apresentação acontece, visto que ele está sempre em evidência, fazendo com que a ilusão da magia aconteça.
Desta maneira, percebemos que o circo é local de alegria, fazendo com que todos que ali estão, esqueçam seus problemas e tenham o direito a um pouco de diversão.
AUTO
O auto tem o objetivo de instruir sobre os valores, moral e costumes. Sua finalidade não é só instruir como também divertir, sempre através de temas basicamente religiosos, sérios ou cômicos. Carregado de intenção moral, na peça, isso fica claro, desde que entrelaçada à ideia dos problemas religiosos.
PEÇA TEATRAL
A peça “Auto da Compadecida” deixa a ideia de que o teatro sempre esteve inserido aos espetáculos de circo. Esta peça mostra o