o uso da habilidade listening
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC
DEPARTAMENTO: LETRAS
CURSO: LETRAS PORTUGES/INGLES
DISCIPLINA: SEMÂNTICA
ANÁLISE SEMÃNTICA COMPARATIVA DA OBRA E DO FILME: AUTO DA COMPADECIDA
CAXIAS/MA
JUL/2013
“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. (William Shakespeare)
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado, a meus amigos pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, a professora que muito contribuiu para este trabalho, e a minha família que sempre me apoia.
RESUMO
O presente trabalho consiste em uma análise semântica comparativa entre a adaptação da peça teatral de Ariano Suassuna Auto da Compadecida, escrita em 1995, para o filme O Auto da Compadecida de Guel Arraes, lançado em 2000. A partir deste trabalho poderemos observar se o filme abordou totalmente o conteúdo da obra, valorizando o contexto histórico, o estilo dos personagens, as ideologias, a linguagem ou se acrescentou alguns aspectos que não continham na obra.
ABSTRACT
This study is a comparative analysis of semantic adaptation of the play by Ariano Suassuna Auto da Compadecida, written in 1995, for the film O Auto da Compadecida of Guel Arraes, released in 2000.
From this work we can see if the film addressed the entire contents of the work, appreciating the historical context, the style of the characters, ideologies, language or added some aspects not contained in the work.
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em uma análise da obra Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, e da adaptada para o cinema pelo diretor Guel Arraes “O Auto da Compadecida”.
Foi-se selecionada esta obra, devido ela apresentar em seu enredo problemas sociais como a fome, a