Estudo dirigido de Ensaios
Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos
Nome:Flávio Augusto
RA:113496
Nome:João Manoel de Freitas RA:112193
Nome:Marcelo Ineas
RA:101111
Nome:Victor Hugo Vieira
RA:110694
Nome:Rafael Gomes
RA:060556
Turma:Terça
Profº Geraldo A. Junior
Proposta
Opção 1
Você como futuro engenheiro e recém-contratado da Fiat Powertrain, precisa indicar quais os principais ensaios destrutivos e não destrutivo que deverão ser feitos em várias partes do motor E.torQ 1.6 16v.
Introdução
.São vários os materiais utilizados na construção de um automóvel já que também são diversas as funções que os mesmos têm de desempenhar. Assim ,dependendo do componente veremos diferentes materiais, formas de fabricação e dos ensaios destrutivos e não destrutivos envolvidos no processo.
Objetivo
.O objetivo deste relatório é dar a conhecer os componentes metálicos descritos como :bloco ,cabeçote, biela e carter .No qual será mostrado os tipos de esforços a serem considerados e o ensaio a ser feito para prevenir possíveis danos aos componentes.
Cabeçote (Alumínio)
.Num motor de combustão interna, a cabeça do motor é a tampa de fecho daparte superior do bloco de cilindros e consiste numa plataforma perfeitamente fresa de modo a ajustar-se ao de bloco metal a fim de oferecer resistência às explosões .Além de facilitar a manutenção do motor, o cabeçote do motor é a chave para o bom desempenho, por determinar o formato da câmara de combustão, a passagem dos gases de admissão e escape, o funcionamento da válvulas e seu comando. Usualmente é fabricado a partir do mesmo material do restante do bloco, ferro fundido, como no caso em estudo faremos análise em alumínio (ligas mais especificamente).
Propriedades Mecânicas
.As propriedades mecânicas de resistência à tração, limite de escoamento e alongamento são determinados a partir de corpos-de-prova retirado do cabeçote. Essas amostras estão relacionadas com data de produção e número do corpo-de-prova, além