Tensões normal
Departamento de Engenharia Mecanica - DEMEC
Caio Leonardo Falcão Monteiro
Estudo dirigido 1
RECIFE
2015
CAIO LEONARDO FALCÃO MONTEIRO
Estudo Dirigido 1
Estudo dirigido passado pelo professor Carlson Mendes, referente aos assuntos visto em sala de aula
Sumário
1.Introdução
Este estudo dirigido tem como objetivo aprofundar os conhecimentos vistos em sala de aula para um melhor aprendizado, pois o detalhamento sobre o assunto é de uma grande riqueza tendo em vista que será abordado situações na prática do dia a dia que é de suma importância, pois o aprendizado fica mais fácil.
2.1Tensões normal
Para verificar se a estrutura tem condições de suportar a carga aplicada, é necessário determinar se cada uma das barras tem condição de suportar o esforço normal atuante. Em outras palavras, é preciso verificar se o material tem capacidade para resistir o esforço normal em cada barra. Entretanto, a capacidade de resistência de um material é caracterizada por um efeito pontual. Como o esforço interno é um esforço integral da seção transversal de uma barra, para obter o efeito em um ponto da barra, é preciso dividir o esforço normal pela área da seção transversal. A força por unidade de área, é chamada de tensão e é representado pela letra grega σ (sigma) com unidade N, P uma carga axial expressa em newtons (N) a área A em metros quadrados (m²).
Para definirmos a tensão em um dado ponto da seção transversal, devemos considerar uma pequena área ∆A. Dividindo a intensidade ∆F por ∆A e fazendo aproximar-se de zero, obteremos a tensão desejada em um ponto qualquer.
A tensão normal representa a solicitação em um ponto da seção transversal de uma barra onde atua um esforço axial. Por hipótese, está sendo considerado que as tensões normais provocadas por esforços axiais (normais) são constantes ao longo da seção transversal. Para tanto, é necessário que o ponto