Estudo dirigido botanica
Aula 1
• De acordo com a forma de reprodução, como são classificados os organismos fotossintetizantes?
Criptógamos: Organismos que dependem da água para o deslocamento do gameta masculino até o gameta feminino. Ex: Algas, fungos, briófitas e pteridófitas.
Fanerógamos: Organismos que não dependem de água para reprodução. Ex: angiosperma e gimnospermas.
Aula 2
• Como você explica o fato dos fungos conseguirem se perpetuar após a exaustão dos nutrientes do substrato ou após o desenvolvimento de resistência de seu hospedeiro? Exemplifique sua resposta. (AP 1 2005-1)
Os fungos conseguem se perpetuar através da disseminação, que permite que encontrem novos substratos ou hospedeiros. A maioria dos fungos produz grande quantidade de esporos sob condições favoráveis de temperatura e umidade. Esses esporos são dispersos por agentes como a água, ar, animais (inclusive o homem) e sementes, alcançando, dessa forma, novos substratos.
Além disso, os fungos possuem estratégias para resistir a condições desfavoráveis por algum tempo. Podem apresentar formas de resistência, como os esclerócios e os clamidósporos, os quais além de resistirem a épocas desfavoráveis também servem para disseminá-los. Alguns fungos podem ainda reduzir sua taxa metabólica ou dispor de reservas para enfrentar condições desfavoráveis.
• Qual é a importância dos esporos no ciclo de vida dos fungos?
Eles constituem a principal forma de dispersão dos fungos. Quando as condições do ambiente não estão favoráveis, os fungos produzem esporos, diminuem o seu metabolismo e utilizam suas reservas até que as condições voltem a ser propícias. Para maioria dos fungos, a sobrevivência e a dispersão irão ocorrer através da produção de esporos. Os esporos são capazes de sobreviver em condições adversas do ambiente, enquanto o restante do organismo pode chegar a desaparecer.
• O que são esclerócios e clamidiosporos?
São formas de resistência dos fungos.
•