Estudo Dirigido 1
1) Explique por que o sal é solúvel em água e o óleo não?
O sal é uma substância polar, e quando em contato com a água, a entropia aumenta, fazendo com que as moléculas de água interajam com as de sal, impedindo que formem cristais (diminuição da entropia) garantindo assim, mobilidade. O óleo é uma substância apolar, e por isso, hidrofóbico; Esse tipo de composto, ao dissolver-se diminui muito a entropia da água e as moléculas de água na vizinhança imediata do soluto não polar, organizam-se para isolá-lo, garantindo que as outras moléculas de água mantenham-se em entropia; Isso acontece pois a variação de energia livre para a dissolução de uma substância apolar é desfavorável.
2)O que você precisa fazer para montar uma membrana biológica em laboratório?
Misturar lipídios anfipáticos com a água com grupos cabeça e cadeia cila laterais semelhantes. Se agruparão e formarão bicamadas lipídicas. Nela, duas monocamadas de lipídios formam uma lâmina bidimensional sendo que os grupos hidrofílicos ficarão no exterior e interagirão com a água, e as porções hidrofóbicas de cada camada interagirão entre si.
3) O que pode alterar a fluidez de uma membrana biológica?
A presença de esteróis, pois pela estrutura planar rígida do núcleo esteróide, inserido entre cadeias acila graxas, reduz a liberdade das que estão ao redor.
4) Quais os tipos de transporte ocorrem pela membrana? Explique-os
Transporte passivo
As espécies transportadores sempre se movem no sentido decrescente do gradiente eletroquímico e não ocorre acúmulo acima do equilíbrio.
Difusão simples: Quando dois compartimentos aquosos contendo concentrações desiguais de um composto ou íon solúvel, as substâncias do meio hipertônico migram para o meio hipotônico até o equilíbrio.
Difusão facilitada: Proteínas de membrana atravessam a bicamada lipídica formando um canal transmembrana revestido de aminoácidos hidrofílicos, favorecendo uma via alternativa para a movimentação do substrato, aumentando a