estudo diciplinares II
temas diferentes entre elas, verificados pelo visual e pelos textos escritos. b.
propaganda sobre o evento Rio+20 datado para 2012. c.
conscientização sobre a importância da biodiversidade no Brasil. d.
adesão de vários órgãos à conscientização sobre a biodiversidade. e.
ideologia contra a defesa florestal.
0,5 pontos
Pergunta 2
Resposta a.
por ser questão de vestibular, o sujeito enunciador não assume nenhuma posição ideológica, ou seja, mantém-se neutro sobre o assunto. b.
a seleção temática da pergunta é repetitiva em uma demonstração da falta de criatividade do sujeito enunciador. c.
A diversidade ideológica é assumida pelo sujeito dos enunciados; ora assume o discurso contra de construções (como a da nova rodovia) que podem causar transtornos à natureza; ora assume discurso a favor de construções (como a do Parque Tizo) que podem trazer benefícios à natureza. d.
As questões revelam a ideologia atual sobre a necessidade de uma conscientização em relação à preservação da natureza, e o sujeito enunciador espera essa consciência do (jovem) candidato ao vestibular. e.
A ideologia discursiva inferida nos enunciados de vestibular acima consiste na abrangência geográfica das questões, ou seja, o sujeito enunciador espera do candidato conhecimento que não seja apenas local.
0,5 pontos
Pergunta 3
(Enade 2009 – com adaptações).
“No princípio, Deus criou o céu e a terra”. Essa frase bíblica é encontrada no Manual de Estilo da Editora Abril como exemplo de clareza, simplicidade e impacto, destacando que “se a primeira frase não levar à segunda, seu texto está morto”
PORQUE
a abertura da matéria deve trazer a informação mais importante.
Considerando essas assertivas, é correto afirmar que: Resposta a.
a