ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE E-COMMERCE
O presente trabalho tem o objetivo de avaliar a viabilidade econômica e financeira de implantar uma loja virtual de camisetas, tendo como base as teorias administrativas além de estudos e pesquisas de mercado apresentados ao longo deste plano de negócio. Atualmente é quase impossível imaginar o ser humano sem a Internet, uma ferramenta que possibilita o acesso a milhares de informações, onde usuários podem comprar sem sair de casa, tendo assim mais rapidez e facilidade na compra. O e-commerce surgiu como uma grande tendência no mercado, segundo o site E-bit (site referência em informações sobre e-commerce no cenário nacional), o setor no ano de 2013 movimentou 28,8 bilhões de reais, crescendo 28% em relação a 2012. Aproximadamente 56% dos novos consumidores on-line pertencem as Classes C e D, que anteriormente não tinham acesso à Internet, mas devido ao rápido crescimento da banda larga móvel se tornaram, além de internautas, consumidores online.
O crescimento dos sites de Redes Sociais como Facebook, MySpace, Twiter, Linkedin entre outras, possibilitou que o mercado de e-commerce fosse impulsionado ainda mais. Segundo Ramalho (2010, p.6), “as mídias sociais dizem respeito a pessoas comuns que passam a ter o poder de divulgar suas idéias coletivamente e influenciar o mundo ao seu redor”. O ambiente virtual proporciona oportunidades, comodidade, novos formatos de consumo e cultura, desenvolvimento e consolidação da marca.
Além de um bom atendimento e a presença da loja virtual nas mídias sociais, diversos fatores influenciam o e-consumidor no ato da compra, e segundo o artigo “Fatores que influenciam o E-Consumidor”, publicado por Felipe Martins no site E-Commerce News no dia 09 de março de 2012, entre eles: ter o botão “Comprar” muito bem destacado na loja virtual, pois, a principio, o objetivo é vender; oferecer frete grátis nas compras tornou-se mais que um diferencial, tornou-se uma grande ferramenta para atrair o cliente; e para o contato