cations
Em separação de grupo, é aconselhável lavar o precipitado com uma solução de lavagem adequada podendo ser água fria ou HCL diluído.
A solução de H2O2 é adicionada para oxidar o Sn2+ a Sn4+, precipitando SNS. O H2O2 em excesso deve ser decomposto por ebulição, caso contrário pode precipitar S.
A separação dos Grupos II A e II B por KOH, torna - se mais completa, pois o SnS dissolve - se parcialmente em solução aquosa de KOH.
Para utilização de polissufeto de amônio na separação, não é necessário adicionar H2O2. A concentração de HCl deve ser 0,3M , concentrações mais alta de ácido, precipita chumbo, cádmio e estanho. Se a acidez for baixa, precipita os sulfetos do grupo 3B.
Para ajustar a concentração do acido:
*concentrar a solução a um volume 10-15 ml e esfrie
*solução de amônia gota a gota até alcalinizar
*adicionar HCl diluído, gota a gota até acidificar (papel de Tornassol )
*adicionar 20 ml de HCl 3 M para 20 ml de H2O
Uma alternativa é utilizar o violeta de metila (0,1%). Adicionar 1 gota de solução de indicador e HCl diluída ou NH3 diluída, gota a gota com agitação até a cor amarelo esverdeado a coloração azul esverdeado está próxima, porém não suficientemente ácida, porém é aceitável.
Para H2S, aqueça a solução quase a ebulição, agitando lentamente até a precipitação completa.
Para determinar se a saturação está completa, filtre parte da solução é testar o filtrado com H2S.
A produção de um precipitado ou suspensão de S, de cor branca indica um agente oxidante.
Estando presente um agente oxidante , passa-se o SO2 na solução quente até a redução seja completa.
A objeção ao uso de SO2 refere-se de formação H2SO4, isto pode precipitar o Pb, Sr e Ba como sulfatos caso haja precipitado, deve ser