Estudo de Mercado - Havaianas
3.1 O mercado de calçados
O mercado de calçados é bem amplo por se tratar de um produto indispensável para os consumidores, grupo esse, que inclui tanto homens e mulheres sem idade determinada. A venda é feita de forma (?) que o consumidor vá atrás do produto em algum de seus pontos de vendas.
Por se tratar de um produto cultural, já que possuem diversos modelos e tipos, a procura por calçados é gigantesca em qualquer época do ano. A variação de exemplares abrange desde simples chinelos utilizados de forma cotidiana, botas, sapatilhas, mocassins e os clássicos sapatos fechados.
Os calçados servem para dar conforto e segurança aos pés e proporcionar uma estética agradável, já que os calçados também abrangem moda. A escolha do modelo é geralmente para suprir a necessidade do individuo, caso esteja no litoral ou em uma época mais quente, a opção mais adequada seria um chinelo ou uma sandália mais aberta que exponha maior parte do pé, ou se a estação for fria a procura ideal é um sapato mais fechado, como as botas ou tênis. Devido a essa diversidade de modelos, as empresas desse setor devem manter-se antenadas a moda para não ser ultrapassadas pelos concorrentes. A cada estação do ano um modelo novo de calçado surge e com eles varias estampas e tipos diferentes. Se tem algo nessa indústria que não pode ter é publico determinado, já que o objetivo é a venda e o produto pode ser adquirido por qualquer gênero, a produção tem que ser bem distribuída e igualmente criativa para atrair o publico masculino e feminino.