Estudo de direito
Direito faz parte de nossas vidas, pois ele regula as relações dos indivíduos em sociedade, se apossa do sujeito e o mantem sob a proteção, mas o considera parte da sociedade, ate porque Direito e sociedade se pressupõem. Onde existe sociedade existe direito.
2) Explique a distinção entre Moral e Direito?
A moral indica um dever, mas não impõe regras, não há imperatividade de uma ordem superior, que lhe impõe repressão . A sanção pelo descumprimento da regra moral e apenas de consciência. Já pelo Direito, no campo por ele regido, o comportamento do sujeito e sempre levado em consideração tendo em vista o comportamento de outrem. As regras da moral vivem principalmente na consciência individual, de maneira difusa, enquanto as regras de Direito são formuladas em códigos e leis.
3) Quais são os quatros sentidos de uso da palavra Direito?
A palavra direito apresenta, pelo menos, quatro sentidos diferentes: i) como norma (por exemplo, “o Direito brasileiro acolhe o divorcio”); ii como faculdade (“temos o direito de reclamar do prefeito”); iii) na acepção do justo (“A moça se comportou direito”); e iv) como ciência (“ estudamos Direito na faculdade”).
4) Faça a divisão do direito e explique- as?
Direito Publico- Direito Privado
Direito Publico e aquele destinado a disciplinar os interesses da coletividade, e o ramo do direito objetivo que disciplina, em regras, as relações jurídicas de subordinados em que o interesse publico seja prevalente e imediato.
Direito Privado e aquele que se refere aos interesses dos indivíduos, e o ramo do direito objetivo que disciplina, em regra, as relações jurídicas de coordenação em que o interesse privado seja prevalente e imediato.
5) Qual a diferença entre Direito Publico Externo e Direito Publico Interno?
O Direito Publico Externo, que se sub- ramifica em Direito Internacional Publico, e o conjunto de normas que se consideram jurídicas