Estudo de comunidade
SOBRE BIBLIOTECA PUBLICA ESTADUAL DO ESPIRITO SANTO
1 INTRODUÇÃO
A Biblioteca Pública deve estar apta a atender toda a comunidade independente de raça, sexo, idade e escolaridade. Seu acervo deve ser desenvolvido levando em consideração os diversos tipos de usuários.
Estes por sua vez, serão identificados por um estudo de comunidade proposto pela disciplina “Estudos de Usuários” que caracterizam como:
[...] investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação, ou então, para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou de um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada (FIGUEIREDO, 1994, p. 7).
De acordo com essas considerações, a iniciativa dessa pesquisa tem o intuito de caracterizar, bem como verificar as necessidades e as demandas de informação da Comunidade vizinha da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPEES).
A Comunidade pode ser considerada como uma reunião total de idéias, interesses e recursos, em determinado espaço, em que as pessoas buscam soluções dos seus problemas para realização do bem comum (DUCKWORH, 1991).
É apontado alguns métodos de relevância por Lima (1992, p. 174) ao desenvolver pesquisas sobre usuários: “[...] os métodos empregados nos estudos de usuários tem sido o seguinte: questionários, entrevistas, observações diretas e estudos de caso”.
Para este trabalho o instrumento a ser utilizado será a entrevista estruturada propondo levantar dados que posteriormente tabulados resultarão em informações que podem servir como conhecimentos potenciais para a unidade de informação, bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados pela BPEES à comunidade local.
1 2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Identificar e caracterizar a comunidade da BPEES, dentro do ponto de vista sócio-econômico e de suas demandas e expectativas em relação aos serviços prestados pela instituição.