Estudo de casos
Os gases estão presentes na área hospitalar, alimentícia, têxtil e de combustíveis. Esse mercado está relacionado aos níveis de desenvolvimento e produção industriais, havendo uma forte correlação entre a demanda e o Produto Interno Bruto (PIB). Os gases industriais desempenham funções essenciais em diversos tipos de indústrias. Alguns são matérias-primas para a fabricação de outros produtos, como é o caso do oxigênio, do nitrogênio e do hidrogênio.
A seguir os resultados estudos de caso realizados das três principais empresas do setor; os respondentes indicados pelas empresas foram os gerentes de logística, responsáveis pela SCM, que possuem forte integração com a TI.
Caso Gases 1
A empresa Gases 1 faz uso de modernas técnicas e ferramentas de gestão, destacando-se: Certificação ISO 9001:2000, Balanced Score (BSC), Benchmarking, Seis Sigma, Gerência de Projetos (PMI), Material Requeriment Planning(MRP), Total Quality Management(TQM), Out-sourcing (3PL), Vendor Managed Inventory(VMI) e Avaliação Estratégica de Fornecedores.
Os serviços logísticos representam grande parte do custo do produto, por isso a organização investe constantemente em ferramentas para otimizar a sua cadeia principalmente nas atividades de transporte, distribuição e administração de estoque e empresas.
A Gases 1 dispõe de centrais de atendimento pós-venda e uma malha de distribuição que cobre todo o território nacional. Possui ainda dois tipos de clientes em potencial: por abastecimento automático ou por pedido. Para melhorar o atendimento destes a empresa possui um Centro de Atendimento ao Consumidor que podem ser por solicitação via EDI. E para manter o controle dos tanques, a Gases 1 utiliza o Sistema de Monitoramento Remoto de Tanques.
O gerente de logística afirma que a TI tem alto impacto sobre o desempenho da cadeia de suprimentos da empresa pois proporciona melhor planejamento da cadeia de suprimentos, reduz custos de movimentação, proporciona maior controle,