O autismo na escola
LOMBARDI, Adriana Araújo Diláscio1
FACCION, José Raimundo2
RESUMO
A compreensão da educação como um direito de todos nos leva ao processo de inclusão educacional numa perspectiva coletiva da comunidade escolar reforçando a necessidade de escolas inclusivas que possam contar com redes de apoio a inclusão. O referido artigo terá uma forma de tratamento pedagógica tratando de examinar os problemas existentes na inclusão da criança autista na escola regular; refletir sobre o papel da escola e do educador diante da inclusão de crianças autistas nas escolas regulares; avaliar o desenvolvimento da criança autista dentro de um ambiente propício. Onde verifica-se que a criança autista que desde cedo seja inserida no contexto social escolar, terá mais facilidades em adaptar-se ao meio social adulto, uma vez que lhes será dado todos os conceitos, meios e subsídios para ir quebrando barreiras e construindo seu espaço, bem como, sendo respeitado dentro de suas limitações.
Palavras-chave: Autismo; Inclusão; Escola regular.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá abordar a inclusão da criança autista na escola regular através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa realizada através de leituras de artigos, teses, revistas e livros nas áreas da psicologia e pedagogia sobre autismo e inclusão, tendo na forma de tratamento pedagógica sua fundamentação teórica. Avaliando esse método quanto ao desenvolvimento da criança no meio escolar e refletindo sobre alguns dos problemas existentes na inclusão da criança autista na escola regular; bem como sobre o papel da escola e do educador diante dessa difícil inclusão.
Sabemos que as crianças com necessidades educativas especiais, em especial os autistas, necessitam de um atendimento profissional escolar qualificado para estar auxiliando no aprendizado desses alunos. Para tanto surgiram inúmeras propostas visando à melhoria do atendimento educativo, para que essas crianças