estudo de casos
Desenvolvido em 1920, auxilia na visualização de bactérias espiraladas (espiroquetas), as quais, geralmente, são muito finas e se coram de forma insuficiente pelo Gram. A partir desta técnica, as espiroquetas aparecem em cor marrom-escura ou negra, sobre um fundo amarelo-castanho ou marrom-claro.
Reagentes:
Solução A - Fixador
Solução B - Mordente
Solução C - Impregnadora
Material:
Esfregaço fino, seco ao ar.
Técnica:
1 - Cobrir o esfregaço com o fixador (solução A) durante 1 minuto.
2-Lavar cuidadosamente com água corrente.
3- Cobrir o esfregaço com o mordente (solução B) e aquecer a lâmina até a emissão de vapores. Esfriar. 4 - Lavar com água corrente, e após, com água destilada. 5 - Cobrir o esfregaço com a solução impregnadora (solução C) e aquecer até a emissão de vapores. Deixar 30 segundos. 6 - Lavar com água corrente e secar ao ar.
Interpretação:
Os treponemas aparecem impregnados de azul-preto em fundo pardo. Fundo amarelo e bactérias em marrom que podem ser: Treponema pallidum e Leptospira interrogans.
LÖWENSTEIN JENSEN
A base do meio é constituída por ovos integrais, o que permite amplo crescimento das micobactérias e o crescimento é satisfatório para o teste de niacina (que é positivo para Mycobacterium tuberculosis).
INTERPRETAÇÃO:
• Cor original do meio: verde claro
• Positivo: Crescimento de colônias amarelas
• Negativo: ausência de crescimento.
Contém ovos inteiros coagulados, sais, glicerol, farinha de batata e RNA-5 mg/100 ml; tem como agente inibidor descontaminante o Verde de Malaquita (0,025g/100ml), Penicilina (5ug/ml) e ácido nalidixico (35 mg/