estudo de casos
Os stakeholders externos são: consumidores de petróleo, gás, e a mídia.
2 O fato do governo ser o principal acionista afeta sim a sua posição, por que ela não tem como ter um planejamento a longo prazo por que seu presidente e os principais membros do conselho serem nomeado pelo presidente da republica e a cada 4 ou 8 anos terem um reformulação de seus membros.
3 Ate 1995 a Petrobrás gozou do monopólio da exploração do petróleo assim sem concorrência a empresa teve um grande crescimento possibilitando usar esse lucro tanto em investimentos e em pesquisas fazendo com que a Petrobrás alcançasse a auto suficiência de produção de petróleo.
4 Antes da auto suficiência de produção a política de preços era bastante afetada pelo mercado externo sendo assim o preço dependia muito das crises internacionais, mais após a auto suficiência na produção não precisou se importar o petróleo e assim o governo usa a política de preços como área estratégica cujo os preços influenciam toda a macroeconomia usando ela para controlar os índices de inflação.
5 Com a diminuição do nacionalismo exacerbado foi permitido a participação do capital a estrangeiros com isso ações estão a venda e como o povo tem a Petrobrás como um bem da população o povo fica com a impressão que estão querendo privatizar a empresa.
6 Por que assim ela não corre o risco da empresa sofre o fatores extra empresa.
7 Para se aproveitar da situação o presidente daquele pais tomou as instalações para se promover politicamente, assim causando prejuízo a Petrobrás que já tinha feito um investimento considerável.
8 A Petrobrás foi obrigada a indenizar a comunidade de pescadores e a limpar o óleo que vazou na Baia de Guanabara a soma de tudo isso representou um prejuízo de 110 milhões de reais e para evitar esses tipos de desastres tanto natural quanto em lucro a Petrobrás tem investido em pesquisas e desenvolvimentos de