Estudo de casos
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS
ACADÊMICAS:
OFICINA DE APOIO E APRENDIZAGEM
ETAPA 02
ESTUDO DOS CASOS 01 E 02
“Nem tudo que parece ser, é o que realmente é”. Por isso é que hoje se propõe no âmbito do Serviço Social a produção de conhecimento para que se rompa com a mera aparência e busque aprender o que esta “por trás” dela, sua essência.
No caso 1, o fato de que a assistente social manifestou um sentimentos de caridade, benesses, boa vontade dando uma assistência educacional(bolsa) de 100% para o usuário foi uma atitude assistencialista, que limitou-se a resolver, talvez, a questão parcial, porém impediu que tivesse uma visão mais ampla da real situação do estudante. Nota-se que neste caso a corrente teórico-metodológica utilizada foi o Positivismo, ele rejeita o conhecimento metafísico, devendo limitar-se ao conhecimento positivo, aos dados imediatos da experiência. Defende a idéia de que tanto os fenômenos da natureza como os da sociedade são regidos por leis invariáveis.
No caso 2, a direção da escola encaminha o usuário para a obtenção da assistência educacional. A assistente social utilizou, com sua técnica de intervenção diversos instrumentos – como entrevista, visita domiciliar, aplicação de anaminese, para que fosse realmente comprovado o diagnostico a problemática, para só depois se pensar na execução da necessária política social. Já neste caso nota-se a corrente teórico-metodológica do Marxismo, que nos oferece um caminho com bons propósitos. Segue uma linha comprometida com um projeto de transformação da realidade social, sua intervenção oferece toda uma preocupação com a análise dialética da realidade. Além disso, procura buscar explicações coerentes, lógicas e racionais, sem deixar de ressaltar a prática social como critério de verdade.
Posicionamento da equipe:
Como assistentes sociais, já formadas utilizaríamos as seguintes