Estudo de casos c&a
ETEC – ADMINISTRAÇÃO
3º Módulo B
ESTUDO DE CASO – C&A
GESTÃO DE MARKETING II
Cristiane Randisk Loriano
Elisângela Jacob
Kevyn Belonssi de Oliveira
Natália Bosso
Silvia Helena
C&A
Questões para discussão:
Após a leitura deste case, responda às seguintes indagações:
1. Como você compara o posicionamento e a propaganda da C&A com os de seus principais concorrentes, como Lojas Renner, Riachuelo e Pernambucanas?
O posicionamento da C&A é vender tendências mundiais com produtos de qualidade a preços acessíveis, e não grifes que só atingem uma pequena parcela da população. Ela também prioriza a venda de roupa e calçados, diferente de seus concorrentes (Lojas Renner, Riachuelo, e Pernambucanas), que oferecem produtos diversificados.
2. Você acha que a C&A terá êxito, em sua tentativa de alargar o âmbito de seu público alvo, incluindo as classes A e B? Justifique a sua opinião.
Sim, porque, ao variar suas comunicações e contratar uma artista referencial, a C&A criou um conceito que fará com que as classes A e B reconheçam a qualidade das roupas da marca e as adquiram.
3. Neste sentido, comente a escolha de Gisele Bündchen, como “garota propaganda” da C&A. A escolha foi acertada? Por quê?
Sim, porque a C&A queria criar uma campanha de grande impacto para comemorar seus 25 anos de sucesso no Brasil. Para tanto, nada melhor que a imagem de uma brasileira de 25 anos que conquistou o mundo internacional da moda e é um símbolo de idealização. Com isso, a marca seria reconhecida, aumentando suas vendas.
4. Você acha acertada a decisão da C&A, de manter o personagem “Sebastian” em propaganda? Por quê?
Sim, porque a C&A foi gerada tendo o perfil do Sebastian como símbolo único. Dessa forma, muitos consumidores associaram a marca a essa personalidade. Com a inserção da Gisele, um novo público será atingido, porém, os clientes fidelizados ( já acostumados com a imagem do Sebastian) não farão uma nova associação.
Podemos fazer uma