RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE ESTUDO DE CASO NO C&A MODAS LTDA
C&A MODAS LTDA
Sammya Swyanne de Sousa Ferreira aswyanne@hotmail.com Andréia Matos Brito (FJN) deiamatosbrito@hotmail.com José Alday Pinheiro Alves
Hanna Carvalho Ferreira
Enemir Duarte Moreira Sobrinho
Lucas Vieira dos Santos
1. Introdução
Devido ao grande interesse mundial em busca da sustentabilidade e a adaptação às novas leis que requerem ser sustentável não como um diferencial, e sim como uma obrigação, tomamos como um caso de empresa sustentável a C&A Modas LTDA. Eles acreditam que, para o mundo de hoje ser possível amanhã, os padrões de consumo, produção e uso de recursos naturais devem mudar.
Diante disto propõe-se que tanto as pessoas como indivíduos isolados, quanto às pessoas que se aglomeram em grupos, para fins de qualquer natureza, possam satisfazer a sua existência no hoje, ou seja, no presente e, ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais. O termo “sustentável” provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”. A sustentabilidade é um conceito relativo, que possui relações econômicas, sociais, culturais e ambientais. É uma ação que configura as atitudes e atividades humanas de tal forma que a sociedade possa suprir suas necessidades preservando a biodiversidade e agindo de forma proativa para essa conscientização (LOURES, 2009).
A sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir ao meio ambiente, reduzindo os impactos ambientais de forma inteligente para que os mesmos possam existir no futuro, essas ações resultam num desenvolvimento sustentável.
O conceito de responsabilidade social empresarial relaciona-se a diferentes ideias e está diretamente ligado à