Estudo de Casos de Corrosão
Por Raquel Kuntz
R.A.: 121036
CASO 1
Sistema
Suporte para latas de lixo suspensas.
Material
Ferro.
Localização
Ao ar livre.
Observação
Corrosão em torno de fresta (solda descontínua). Causa
Corrosão a partir do surgimento de uma pilha de concentração iônica diferencial, formada devido à falha no processo de soldagem que ocasionou uma fresta pela qual não há movimentação homogênea do eletrólito em contato com o material nas partes internas e externas da fresta, corroendo assim sua borda. O material foi exposto a concentrações diferentes de seus próprios íons.
Solução
Soldagem correta para evitar a existência de frestas.
CASO 2
Sistema
Boca de fogão a lenha.
Material
Ferro fundido. (O ferro fundido é uma liga de ferro com elementos à base de carbono e silício, podendo conter outros elementos, sua diferença para o aço, que é uma liga metálica essencialmente formada de ferro e carbono, são as diferentes porcentagens dos elementos.) Condições Operacionais
Exposto a altas temperaturas.
Observação
Corrosão uniforme.
Causa
A corrosão ocorre devido à formação de uma pilha de ação local, ocasionada pela ausência de acabamento superficial da superfície.
Solução
Um tratamento da superfície, recomendavelmente com um revestimento eficiente e resistente às condições operacionais do equipamento .
CASO 3
Sistema
Pilar (cano) com base.
Material
Aço (liga metálica de ferro e carbono).
Localização
Ao ar livre.
Observação
Corrosão em torno do cordão de solda.
Causa
Corrosão ocasionada pelas heterogeneidades do metal decorrentes da soldagem, criando uma pilha de ação local.
Solução
Pode-se notar que mesmo revestido não pode-se prevenir e evitar a corrosão, portanto se não existem tintas mais eficientes disponíveis, seriam necessárias proteções mais complexas, como o material da estrutura que poderia ser galvanizado, por exemplo, ou então uso de proteção
catódica.